Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 25 de outubro de 2014
Outubro 2014

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Edição - Março 2012

Ecumenismo

RESUMO - BRASIL - Diversidade religiosa é tema em Manaus

A coordenadora Geral de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a teóloga Marga Janete Stroeher, participou do Encontro para Elaboração de Estratégias de Enfrentamento às Intolerâncias, reunido nesta semana.

O encontro foi realizado em janeiro pela Coordenação Amazônica da Religião de Matriz Africana e Ameríndia (Carma) e debateu o Estado Brasileiro e as Políticas Públicas para a Promoção da Diversidade Religiosa, com a participação da coordenadora.

Segundo Stroeher, a não aceitação das diferenças culturais existentes no país é a principal causa da intolerância religiosa. “Partimos de uma concepção de uma sociedade homogênea, que desconsidera a diversidade, em que determinada cultura, que também é forjada pela religião, colocou-se como cultura universal no percurso histórico brasileiro”, explicou.

Durante o evento, foram debatidas políticas implementadas no Brasil para a promoção do respeito à diversidade, o papel do Estado brasileiro na condução de políticas públicas viáveis para o segmento e os subsídios do governo federal para a prática de uma política de Estado, que permita à população informações para evitar a intolerância religiosa, entre outros temas. O preconceito midiático e as concessões de rádio e TV também estiveram na pauta.

Em novembro de 2011, a SDH lançou a campanha de combate à intolerância religiosa, que tem como tema: “Democracia, Paz, Religião – Respeite”, com o propósito de promover o respeito à diversidade religiosa, eliminando todas as formas de intolerância.

O Caminho

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Out/2014

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato