Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 18 de abril de 2014
Março 2014

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Edição - Dezembro 2005

Reflexão

Uma celebração natalina para fazer em sua casa

O jornal O Caminho publica, no mês do Natal, uma celebração que você poderá realizar com sua família, na noite do dia 24 de dezembro, junto à arvore natalina. O objetivo é proporcionar à sua família um momento meditativo especial, que envolva, aproxime e lembre do motivo principal da celebração do Natal: o nascimento de Jesus Cristo. Jubile e celebre a festa magna da Cristandade. O corpo redacional do Caminho lhe deseja muita paz e um abençoado Natal.

[b]Leitor 1[/b]: Aqui estamos para celebrar o Natal. Para dar graças a Deus e celebrar a vida que nos é presenteada por ele. Que o amor de Deus o Pai, que a graça de Jesus Cristo o Filho e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco.

[b]Todos[/b]: Amém. Bendito seja Deus que nos reúne no amor de Cristo.
[b]Leitor 2[/b]: Como família de Deus queremos renovar entre nós os laços de amor, de compreensão. Queremos ouvir da palavra de esperança neste tempo de Natal e de preparação para o Novo Ano. Canto:

Jubiloso, venturoso (HPD 1, 29)
[b]Leitor 3[/b]: Convido para lermos, em dois grupos, uma paráfrase natalina do texto de 1 Coríntios 13.
[b]Grupo 1[/b]: Ainda que eu repita a história de natal e cante seus belos hinos, se eu não tiver amor, serei como um sino que só faz “badalação”.
[b]Grupo 2[/b]: Ainda que eu receba muitos presentes e aprecie seu valor, se eu não tiver amor, isto de nada servirá.
[b]Grupo 1[/b]: Ainda que eu distribua presentes aos pobres, neste Natal, se eu não tiver amor, isto de nada adiantará.
[b]Grupo 2[/b]: O amor, que veio ao mundo no Natal de Jesus, é paciente e bondoso. É justo e promove a paz.
[b]Grupo 1[/b]: Este amor maravilhoso, derramado sobre nós no Natal, nos capacita a tudo crer, tudo esperar e tudo suportar.
[b]Grupo 2[/b]: Ainda que haja pinheiros de natal, eles murcharão.
[b]Grupo 1[/b]: Ainda que haja enfeites multicoloridos, eles quebrarão.
[b]Grupo 2[/b]: Ainda que haja a alegre algazarra das crianças, ela passará.
[b]Grupo 1[/b]: Estas coisas são apenas a manifestação terrena da alegria do Natal.
[b]Grupo 2[/b]: Mas, quando o verdadeiro Natal chegar, tudo o que é imperfeito, cessará.
[b]Todos: E em todos os corações haverá fé, esperança e amor!
[b]Leitor 4[/b]: Muitas vezes nós vacilamos, fraquejamos, apesar de nossas boas intenções. E aí, falhamos no convívio entre nós e nos tornamos insensíveis aos problemas uns dos outros. E isto pode desfazer a união e complicar a nossa comunhão.
[b]Leitor 1[/b]: Mas apesar de tudo, a palavra de Deus pode nos reanimar e fazer com que voltemos a encontrar a paz e a renovar os laços que nos unem.

[b]Leitura de Isaías 11.1-9[/b]

[b]Comentário[/b] - O profeta anuncia um novo tempo. Faz isso com empolgação, com palavras bonitas e com comparações. Nesta noite de Natal celebramos este novo tempo. Celebramos o Senhor da paz e da salvação. Também nós queremos estar alegres, cheios de esperança e comprometidos com o recomeço. Se olharmos para dentro de nós, para a nossa vida em família e para o mundo que nos cerca, veremos que temos muito para reconstruir em nossas vidas.

A palavra de Deus nos desafia para olharmos para o nosso mundo e enxergarmos nele o Senhor nascendo junto aos seus filhos e filhas. Este Senhor é o único capaz de nos libertar e nos capacitar para colocarmos sinais de vida, de amor, de comunhão nesta nossa realidade marcada pela morte, desamor, desagregação e dissolução de tantos lares.

Quando paramos para refletir será fácil constatar motivos para desânimo, descrença e até desespero. Temos tudo para preencher nossas cabeças com idéias fatalistas e desoladoras. Todavia, a palavra de Deus aí está. Ela quer levantar as nossas cabeças e encher a cada um de nós com um Espírito forte e inabalável, transformando-nos pela fé e por esperança.

Certo é que muita coisa precisa ser mudada, transformada. Há muita coisa para ser feita. É preciso a participação de todos. É preciso que todos se engajem e assumam este compromisso comunitário, na família, na nossa comunidade/paróquia, em nossa sociedade. É preciso cobrar compromisso daqueles e daquelas que não querem nada com nada. Todos precisam escutar a Palavra de ânimo do Deus da vida.

É Natal. É tempo, pois, de reconciliação com Deus e com os irmãos e irmãs. É tempo de aceitar a Jesus como Senhor que nasce e está em nosso meio. Tempo de reconstruir, de recomeçar. Jesus Cristo nasce e está em nosso meio. Ele nos chama e quer nos despertar para o labor pela vida. Vem Senhor Jesus. Enche-nos de paz e de esperança. Amém.

[b]Leitor 2[/b]: A mensagem do Natal nos diz que Deus vem ao nosso encontro. Que Deus entende as nossas dificuldades e nos vem socorrer.
[b]Leitor 3[/b]: Também para nós hoje é feito o anúncio do nascimento de Jesus, como foi feito para os pastores nos campos de Belém.
[b]Leitor 4[/b]: Também para nós hoje é dito: “Não tenham medo! Estou aqui para trazer uma boa notícia a vocês, e ela será motivo de grande alegria para todo o povo. Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês-o Messias, o Senhor!”
[b]Leitor 1[/b]: Os pastores muito se alegraram com esta boa notícia. Foram, com cantos de louvor, saudar o Deus menino. Que a mesma alegria tome conta de nossos corações e nos faça cantar: “Quero ir com os pastores” (HPD1, 31).
[b]Leitor 2[/b]: Este é o único e verdadeiro Deus, doador da vida. A ele queremos nos dirigir em oração, assumindo o compromisso com a vida, o amor e a comunhão: Senhor, para viver com alegria este tempo de

Natal.
[b]Todos[/b]: Prepara-nos, Senhor.
[b]Leitor 3[/b]: Para viver em fraternidade e amor.
[b]Todos[/b]: Prepara-nos, Senhor.
[b]Leitor 4[/b]: Para aprender a repartir o que nos é dado por Ti.
[b]Todos[/b]: Prepara-nos, Senhor.
[b]Leitor 1[/b]: Para anunciar e lutar somente pela verdade e o direito.
[b]Todos[/b]: Prepara-nos, Senhor.
[b]Leitor 2[/b]: Para que haja em nossas famílias, amizade, confiança, amor e companheirismo.
[b]Todos[/b]: Prepara-nos, Senhor.
[b]Leitor 3[/b]: Para que, como famílias unidas pelo amor e pela fé, possamos superar dificuldades e desarmonias.
[b]Todos[/b]: Prepara-nos, Senhor.
[b]Leitor 4[/b]: Para abrir nossos corações para tua Palavra e nos tornar ativos em nossa comunidade.
[b]Todos[/b]: Prepara-nos, Senhor.
[b]Leitor 1[/b]: Para que façamos desta época, tempo de entendimento e compreensão
[b]Todos[/b]: Prepara-nos, Senhor.
[b]Todos[/b]: Obrigado, Senhor, que nesta noite podemos silenciar, cantar, ouvir de tua Palavra e promessas. Temos muito a te agradecer. Agradecemos-te por amares tanto este mundo, que enviaste o teu único

Filho e que o deixaste tornar-se ser humano, igual a nós. Obrigado, Senhor, por teu Espírito que preenche os nossos corações com ânimo e esperança, afastando de nós o medo e a descrença.

Te pedimos: Faze com que os nossos corações se abram em amor para os outros e que o nosso lar seja o lugar para celebrar a reconciliação, o perdão, o amor. Aumenta, Senhor, nossa alegria neste Natal e no novo ano que se aproxima. Anima-nos a participar das atividades de nossa paróquia e criar caminhos novos para a nossa comunhão. Aumenta a nossa fé, Senhor. Isto nós te pedimos quando, unindo nossas mãos, oramos a oração que Jesus nos ensinou: Pai Nosso...

Canto: Noite feliz (HPD 1, 13)
[b]Benção Final[/b]
[b]Homens[/b]: Deus colocou no nosso coração uma grande esperança.
[b]Mulheres[/b]: Esperança de que está ruim em nossa vida pode e deve ser mudado.
[b]Todos[/b]: Agora Deus nos despede e nos envia cheios desta esperança. Esperança que nos leva adiante. Esperança que nos leva ao amor, a solidariedade, a comunhão. Podemos fazer alguma coisa porque Ele caminha conosco.
[b]Homens[/b]: Sim, o Senhor nos abençoa e nos protege.
[b]Mulheres[/b]: Se alguém de nós tropeçar e cair Ele o ajudará a levantar.
[b]Todos[/b]: Através de nós o Senhor plantará a fé, a esperança e o amor. Vamos pois na paz do Senhor! Amém.
[b]Leitor 1[/b]: Que este tempo de Natal, seja realmente uma festa de amor, de paz e de alegria. Vamos nos abraçar para mostrar esta alegria e paz que Deus nos concede.

GUILHERME FREDRICH

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Mar/2014

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 53,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato