Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 18 de outubro de 2018
Abril 2016

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Edição - Setembro 2006

História

Recanto do Sossego completa 70 anos

<div>Café colonial da OASE teve participação de 1500 pessoas do Vale do Itajaí, da Serra do Mar e do Litoral</div>

BRAÇO DO TROMBUDO - O Asilo de Velhos “Recanto do Sossego” já tem uma história que data desde 1936! Passou por muitos altos e baixos. Isso faz parte da vida. Os idosos que o digam. Mais de 1500 já fizeram do Recanto do Sossego seu lar e morada ao longo destes anos. Vem também deles que, o que de fato importa, são as lições aprendidas nas horas dos “altos”, dos tempos de vacas gordas, para suportar a dureza dos anos de vacas magras, os momentos mais difíceis.

Para um Ancionato a Palavra de Deus aponta uma lição muito importante: “Ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro (Eclesiastes 4.9-10). E é assim que o Recanto do Sossego, tem sobrevivido, graças ao apoio de pessoas que têm amor ao próximo. A todos, repetimos, de coração: Obrigado, vocês são semeadores. E nós cultivamos estas sementes.

Bem, mas o Ancionato não pode apenas ‘sobreviver’. Precisa mais que isso. Precisa VIVER, dar a todos os seus habitantes e moradores exatamente aquilo que o Senhor deseja para todos: “... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10b). Pois, o nosso Ancionato foi premiado ao longo de sua história, entre outras preciosidades, com uma área de 100 hectares de terra. E muito pode ser cobrado de quem tem tanta terra, pois milhares de famílias rurais de pequenos agricultores vivem, algumas muito bem, em 2, 4, 8, 12 hectares.

Assim a nova administração do Recanto do Sossego, na pessoa de seu Diretor Administrativo, Pastor Aldemis Rodolfo da Cunha, está assumindo o propósito de tornar esta propriedade cada vez mais produtiva, não somente procurando aumentar a produtividade, mas, também a sua rentabilidade. Para tal, está sendo adotada a idéia da agropecuária ecológica, integrando os setores de produção da roça e a dos animais. Vamos produzir os grãos para a nossa alimentação e a dos animais. Foram reativados o Minhocário e o Biodigestor, estamos dando um trato geral no Pomar. Em fase de implantação está também o Horto Medicinal. Nossos funcionários estão se aperfeiçoando em Apicultura e Piscicultura. E para agregar valores, estamos projetando a agroindustrialização desta produção. Contamos com importantes parcerias, EPAGRI, Prefeitura Municipal, Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul, além de outras empresas de Pesquisa Agropecuária. Trabalho não falta. É claro, idéias, ideais e criatividade... também não. Temos marcenaria, carpintaria, oficina mecânica. Logo teremos trilhas e cabanas para lazer e hospedagem dos nossos visitantes.

Ah, sim, e tem algo muito importante para todos nós: mudar esta errônea imagem de que um Asilo é um “Depósito de Velhos”. O Recanto do Sossego não é. Cada Idoso que aqui vive tem uma história para contar. Muitas pessoas e entidades deverão conhecer um novo Ancionato, onde idosos tem um lar, mas de onde também podem irradiar tecnologias ecologicamente corretas. Assim o Recanto do Sossego pretende também dar algo mais do que apenas abrigo e um clima familiar aos residentes. Pretende dar sua contribuição à Comunidade local e regional na área de tecnologias apropriadas aos pequenos agricultores familiares, através de visitações, dias de campo, cursos.

Recentemente, no dia 24 de maio, estiveram reunidas cerca de 1450 senhoras da OASE, vindas de todos os quadrantes desta grande região do Alto Vale, Serra do Mar e Litoral, saboreando um farto Café Colonial, servido nas dependências do Pavilhão da Festa da Mandioca. Foi uma grande festa, graças à presença de todos e aos colaboradores que tornaram o evento um sucesso absoluto. Agradecemos, de coração, a todos que deram de si para tão grande acontecimento.

Temos projetos, idéias, sonhos. Mas inicialmente precisamos muito da sua ajuda, em forma de compreensão, diálogo. Queremos ouvir você pessoalmente, por carta, por e-mail. Visite o site: [linkout="http://www.recantodosossego.org.br"]www.recantodosossego.org.br[/linkout]. Venha nos visitar e bater um papo, olho no olho. O Ancionato é uma entidade filantrópica, o que facilita o apoio das empresas. É só uma questão de confiança e boa vontade. Força de vontade e vontade de fazer força é com a gente mesmo. Quando você nos dará a alegria da sua visita?

Helio L. Musskopf, Gerente Agropecuária do Recanto

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Abr/2016

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato