Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense - 26 de outubro de 2014
Outubro 2014

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.


Edição - Abril 2007

História

Dr. Blumenau chega aos cinqüenta e muda de nome

<div>HOMENAGENS: Fundadores, ex-diretores, professores e lideranças foram homenageadas durante os festejos</div>

No dia 10 de março, o Conjunto Educacional Dr. Blumenau promoveu um culto de ação de graças em comemoração aos 50 anos de fundação da escola. Ligado à Rede Sinodal de Educação da IECLB, o “Colégio Sinodal Doutor Blumenau”, ou simplesmente “Doutor”, como passa a ser conhecido, oferece formação do maternal ao terceirão a estudantes de Pomerode e região. A mudança do nome é parte das comemorações do cinqüentenário.
A história do colégio iniciou em 1954, com a fundação do Jardim de Infância Belém, cuja responsabilidade estava ao encargo dos grupos pomerodenses da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE). Lideranças da Paróquia Evangélica de Rio do Testo, motivadas pelo pastor Edgar Liesenberg, empenharam-se para criar a Escola Evangélica Rio do Testo, cuja autorização oficial para funcionamento data de 8 de janeiro de 1957.
No início, a escola funcionou em recintos do salão da Comunidade Evangélica Centro, passando mais tarde para um prédio próprio. No registro de matrículas da época constam 31 alunos de 1° e 2° ano primário, sendo que a primeira professora e também diretora foi Edla Germer.

Em 1962, foi criada uma comissão que estudou a possibilidade de construção de um Ginásio, para que as crianças não precisassem ir ao município vizinho para prosseguir seus estudos. O Pastor Edgar Liesenberg foi um batalhador incansável, conseguindo grande parte das verbas necessárias para o projeto na Alemanha, contando também com significativa colaboração da comunidade local. No dia 1° de maio de 1964 foi inaugurado o Ginásio Dr. Blumenau.

Em pouco tempo, a escola teve que ser ampliada e conduzir seus alunos ao vestibular. Com o envolvimento e comprometimento constante da comunidade, da indústria e do comércio local, diversas ampliações foram sendo feitas na escola, culminando na criação do Conjunto Educacional Dr. Blumenau, em 1973. A nova escola reuniu sob a responsabilidade de um mesmo diretor o Jardim de Infância Belém, a Escola Primária Dr. Blumenau, o Ginásio Dr. Blumenau e o Colégio Dr. Blumenau.

<div>INÍCIO: As atividades da escola começaram no Centro Evangélico local</div>

Em 1976, a Escola Primária Dr. Blumenau foi transferida para o prédio do Ginásio e, em 1988, a Educação Infantil também passou a ocupar a mesma área do Conjunto Educacional Dr. Blumenau.

Nessa caminhada, muitos ajudaram a construir a escola: pais, alunos, diretorias, professores, funcionários e diretores. Cada um deixou sua marca, participando do crescimento da instituição.

Os 50 anos da escola devem ser lembrados ao longo de 2007 em diversos eventos, tendo como ponto alto a tradicional festa escolar do mês de maio, no dia 20 de maio, no Pavilhão da Festa Pomerana.

Por MARGARETH BUTZKE

Voltar
ÚLTIMA HORA

EDIÇÃO • Out/2014

ASSINATURAS
Receba O Caminho em sua casa
Assinatura anual R$ 55,00
Assinatura de apoio R$ 65,00

Ligue: (47) 3337-1110

Entre em contato