Desobediência e afastamento de Deus
O que é estar morto? Numa visão antropomórfica tem-se
a ideia que se estará morto a partir do evento em que se parar de respirar e o
coração parar de bater. De fato, esta é a morte material. Mas vejamos: o que é
verdadeiramente a morte no sentido espiritual? O que nos diz as Escrituras?
Criados à imagem e semelhança de Deus, Adão e Eva desfrutavam de grande comunhão com o Criador que passeava pelo Jardim do Éden pela viração do dia (Genesis 3. 8). Logo, vemos Deus e o homem em um contato direto e perfeito, numa comunhão plena que completava sobremaneira o intelecto humano. Adão e Eva tinham conhecimentos extraordinários, inimagináveis para o homem de nossos dias.
Todavia, mediante ao grande amor de Deus, Adão e Eva foram criados com livre-arbítrio, tendo, assim, opção de escolha, porém conhecendo apenas o bem que advinha de Deus. Mas a eles, cabia estar em obediência. Pois assim lhes ordenou o Senhor Deus, dizendo: "De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Genesis 3: 16-17).
A escolha de Adão e Eva em desobedecer a Deus e comer do fruto proibido trouxe consequências devastadoras. Ao optar pelo caminho da desobediência, veio a perda da comunhão íntima e direta com o Criador, e com o afastamento da fonte de toda vida, a necessitando de redenção e reconciliação com Deus.
Geraldo ESTEVÃO