Traição de Judas
Por dinheiro ou para que Jesus se rebelasse contra Pôncio Pilatos e Herodes? Qual a verdadeira intenção de Judas ao trair? Várias são as explicações, porém, o pressuposto que Jesus tinha alguma aspiração revolucionária terrena, é completamente incoerente com as Escrituras.
Acreditar que a mais conhecida traição da história tenha sido por motivos políticos é um equívoco, seja no contexto bíblico, ou histórico. Muito antes da semana final, Jesus já havia se revelado como o Messias - Lc.19:28-40; Mt.26:52-54. Portanto, Judas sabia, mesmo que não em sua totalidade, sobre o Plano de Redenção.
Judas foi um dos doze, andava com o Senhor Jesus, alimentava à sua mesa e mesmo assim O traiu. Isso deixa bem claro que o pecado é algo terrível e, alimentado pela natureza humana, abre as portas para o mal. Com o coração endurecido, Judas teve, na ambição desmedida por pecúnia e poder, caminho certeiro para a perdição.
Diante de sua abominável traição, Judas, até reconheceu seu crime e miséria, sentiu remorso e, amargurado procurou aos chefes dos sacerdotes e aos líderes judeus e jogou o dinheiro para dentro do Templo e saiu. Dando, em seguida, fim à sua vida antes de ouvir sobre o perdão de Jesus no ato de seu sacrifício - Lc. 23:34.
A história de Judas nos mostra que não basta andar com Jesus, é preciso estar em Jesus, nEle confiar e obedecer.
Geraldo ESTEVÃO
Domingo, 29 de outubro, 2023 | 14 Cheshvan, 5784