Direção e caráter
São
nestes momentos, quando se aproximam os feriados de final do ano, data em que
aumentam os números de acidentes nas estradas, que não dá para ver os problemas
no trânsito brasileiro como algo inerente à falta de estrutura das vias ou da
falta de preparo de muitos motoristas.
Não são as vias; não são os veículos; não são as normas do CTB/RESOLUÇÕES. Também não é a exuberância da natureza que nos faz deleitar os olhos ao longo das rodovias. Somos, nós, o bicho homem: cheio de si e vazio dos outros; uma vida que não importa com vidas; um ser que não importa com seres.
No trânsito não temos um problema de trânsito, mas sim, de falta de amor, de falta de paciência, de falta de conhecimento, de falta de educação, de falta de respeito, de falta de sensibilidade, de falta de urbanidade, de falta de... Enfim! Falta de CARÁTER.
Dá para conviver? Claro que não. O que precisamos é de mudança já!! Não dá para aceitar tantas mortes, tantas famílias destruídas. Não se pode mais suportar este estado de coisas - que pais e mães fiquem sem seus filhos e que o número das viúvas, viúvos e órfãos das estradas continue a crescer.
Por décadas, os usuários das vias de trânsito têm depositado suas esperanças nas autoridades, na melhoria das estruturas das estradas, na reforma da legislação do CTB, na redução da impunidade, etc. Lamento dizer que nada disso poderá solucionar o problema nas estradas.
Chega de depositar suas esperanças nas autoridades, nas mudanças. Em quem quer que seja!! Um trânsito melhor depende de você, seja um agente de mudanças e faça a diferença. Mostre seu CARÁTER.
Leia todos os textos em: https://www.jornalocaminho.com.br
Geraldo ESTEVÃO é Especialista em Gestão, Educação e Segurança de Trânsito.