Não lhe cabe o tomar decisões
Uma
vez gerado no ventre da mãe, Deus não deixa alternativa ao ser humano a não ser
seguir em frente. Como um parêntese aberto na eternidade, o homem nasce e está
fadado a crescer e caminhar para o fenecer de sua vida.
De suas decisões, colherá reações; das árvores que plantar, colherá seus frutos, sejam amargos ou doces. O que fazer quando as coisas, ou, os acontecimentos vão de mal a pior? Que caminho tomar quando parece que nada irá dar certo e diante de si não se vê solução?
Decisões podem mudar a trajetória da própria vida, de uma geração ou de todas as gerações subsequentes. Através da narrativa bíblica, múltiplas decisões mudaram as vidas dos que as tomaram, e mudaram rumos para a humanidade.
Consequências de decisões do passado estão em nosso presente. Igualmente, aquilo que fizermos irá afetar nosso agora e gerações futuras. A primeira voz que o homem ouviu foi a de Deus - Gn. 1:28. Essa mesma voz ecoa até os dias atuais através das Escrituras.
Moisés, sabiamente disse a Deus: "Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui" – Ex. 33:15. E Deus guiou ao povo de Israel pelo deserto: ao dia, sob uma nuvem; de noite, por uma coluna de fogo – Ex. 13:22.
O Senhor Jesus em seu ministério terreno, quando no Getsêmani, ao aproximar o dia do seu sacrifício de cruz, assim orou, dizendo: "Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice, não seja como eu quero, mas como Tu queres" – Mt. 26:39b.
Quem é de Deus não toma decisões por si, antes, busca a vontade do Deus-Todo-Poderoso para o seu caminhar.
Geraldo ESTEVÃO
Domingo, 09 de abril, 2023 | 18 Nissan, 5783