A obrigação de um pai
O vocábulo "pai" vem do latim "pater" e representa a figura paternal de uma família, também chamado de genitor, progenitor, ou ainda gerador) é a figura masculina de uma família que tenha um ou mais filhos. Pessoa que estabelece com o filho a primeira relação além da mãe.
Nas Escrituras, também significa "aqueles que dão início", seja de uma família, uma comunidade ou alguma coisa. Ou seja, pode ter sentido de avô, bisavô, ou fundador de uma família. Por isso os judeus, nos dias de Jesus Cristo, chamavam pais a Abraão, Isaque e Jacó.
Ser pai não é nada fácil, não é só ser genitor, vai muito além. O significado de ser pai é amplo, não se resume a àquele que é o genitor biológico, adotivo ou um pai de criação, pai é aquele que ama, cuida, prepara, segue e ensina a seu filho o caminho estreito que deve andar.
O Apóstolo Paulo em Efésios, capítulo seis, versículo quatro, disse que os pais devem criar seus filhos "na disciplina e admoestação do Senhor". Os pais cristãos que assim fizerem, irão se distinguir dos outros pais e serão obedientes à vontade de Deus.
A Palavra de Deus é a fonte da sabedoria. Ensinar os filhos a amar ao Senhor é o maior presente que um pai pode dar ao filho.
Geraldo ESTEVÃO
Sexta-feira, 28 de abril, 2023 | 07 Iyar, 5783