Compreensão e autodisciplina
O cristão não precisa tornar-se santo, pois já é. Mas ele é exortado a portar-se "como convém aos santos" - Ef. 5:3. Isso se efetua por meio da Palavra de Deus. A esse procedimento se referiu o Senhor Jesus em Sua última oração a favor dos seus.
"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade". É a lavagem pela Palavra - Ef. 5:26. Trata-se da obra de Deus em nós, nos tornando aptos a entrar em seu Reino. Enquanto a salvação, em seus diversos aspectos, é a obra de Deus por nós.
Deus também aplica Sua disciplina visando a nossa santificação prática; ela é "para aproveitamento a fim de sermos participantes de sua santidade" - Hb.12:10. Traz-nos momentos de alegria e de tristeza. No depois, entretanto, "produzindo fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados" - v.11.
Há também exortação para uma disciplina pessoal, um chamado para adequação de nosso proceder e ações: "Purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus" - 2Co 7:1.
As Escrituras também nos exortam a que, como bons atletas, com disciplina e domínio próprio corramos para alcançar o prêmio. Revestindo-nos também de toda armadura de Deus -, para que ao final da jornada não sejamos achados reprovados - Ef. 6:11; 1ºCo. 9:24-27.
A santificação prática vem pela compreensão da Palavra de Deus e da autodisciplina.
Geraldo ESTEVÃO
Segunda-feira, 29 de maio, 2023 | 09 Sivan, 5783