Um retrato de si
Certa vez, li uma história sobre
um chefe indígena que recebeu um espelho de presente de um visitante. Ele olhou
curiosamente o espelho e comentou sobre a feiura da pessoa que viu. Quando
percebeu que estava olhando para si, ficou enraivecido e esmagou o espelho
sobre uma rocha.
O apóstolo Tiago descreveu a Palavra de Deus como um espelho no qual podemos nos ver refletidos - Tg.1:23-24. Isso nos mostra que, apesar de termos sido criados para refletirmos o caráter de Deus, em nossa condição de caídos, somos espiritualmente feios e manchados pelo pecado.
Mas, pela fé em Jesus, renascemos espiritualmente - Jo.3:3-8. Então, à medida que olhamos para as Escrituras, vemos gradativamente a nós mesmos como Deus nos vê. Nossa feiura se transforma em beleza, aumentando exponencialmente a semelhança com Jesus, o Cristo.
O que vê ao se olhar no espelho das Escrituras? Você hesita ao ler a Bíblia porque ela lhe mostra a feia aparência de sua descrença? Ou você a lê com alegria, vendo a si como Deus Pai o vê, renascido como seu filho espiritual, parecido com seu amado Filho, Jesus? - IICo.3. 18.
A Palavra de Deus é o único espelho que pode transformar nossa aparência. Nele, é possível ver um retrato de si com precisão. Quanto à aparência, dependerá de ter, ou não, Jesus no coração.
Geraldo ESTEVÃO