Falência moral
Pode parecer fora de moda falar de falência moral nestes dias de tantos Relativismos. Falência pode não ser, necessariamente, ausência de recursos, e, moral, depende do contexto.
Pode parecer fora de moda falar de falência moral nestes dias de tantos Relativismos. Falência pode não ser, necessariamente, ausência de recursos, e, moral, depende do contexto.
Bondade ou maldade. Bondade é o desejo e prática em favor e benefício de outrem. Maldade é o desejo, práticas e ações desfavoráveis e contrárias às pessoas ou grupos.
Pecúnia e poder. Para muitos, sendo pobres, ter dinheiro pode ser a coisa mais importante nesta vida; para quem já é rico, mais dinheiro e poder, pode ser o sonho e projeto a escalar.
Formado em polpa, dentina e esmalte e presos à arcada dentária no ser humano e de muitos vertebrados, os dentes têm por funções cortar, prender e triturar alimentos, preparando-os para perfeita deglutição.
Um novo ano. Pode parecer estranho uma vez que já é final de fevereiro, mas neste país do esquisito, para muitos, o ano só inicia depois do carnaval. Para outros tantos, o ano nem começa.
Carnaval. O nome, por si, já nos traz à memória a palavra carne, e, em seguida, a ideia de pecados e blasfêmias. Porém, por décadas, limites e respeito contribuíram para a tolerância e resiliência.
Louvar ou enredar. Louvar é com manifesta alegria reconhecer a divina perfeição de Deus e seus feitos pelos seus. Enredar é atrapalhar, confundir, emaranhar, prender em rede… levar para a morte.
Covid-19. Para entender essa praga, são dispensadas melhores explicações. Ainda que proibido falar sobre sua origem e disseminação, é notória sua história e presentes males.
Na língua é que se encontra nosso paladar. É pelas células papilas gustatórias que percebemos os sabores salgado, doce, amargo, azedo, e, o menos conhecido dos cinco, umami.
Agonia e medo. Juntos, podem levar um ser humano a sérias perdas e um estado de sofrimento profundo. Sendo seu prolongamento, causa de muitas doenças e ruína.